Da Assessoria

Andreia Silveira
Ao falar em saúde bucal, muitos já pensam que os problemas são causados por falta de higienização correta. É fato que ela é fundamental para manter a saúde da boca, porém, não é único fator.
Escovar os dentes, passar o fio dental, utilizar limpador de língua e aplicar enxaguante bucal, são soluções indispensáveis para se manter saudável. Porém, não fazer visitas periódicas ao dentista, pode comprometer a saúde.
Saúde bucal vai além da boa higienização caseira
A Organização Mundial da Saúde possui uma meta sobre dentes cariados, restaurado ou perdidos na população. No caso do Brasil, esse se torna um enorme desafio, já que a maior parte dos brasileiros não contam com um plano odontológico e, por encontrar dificuldade no agendamento de consultas e retornos, não passam pelo dentista do atendimento público, além de não dispor de dinheiro para realizar tratamentos de forma particular.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), as pessoas que não contam com um plano odontológico tendem a descuidar da higiene bucal, bem como de suas consequências. Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, em parceria com o Ministério da Saúde, constatou que 4,2% dos brasileiros que não contam com um plano para cuidados bucais, escovam os dentes apenas uma vez ao dia.
Já a população que fez parte da pesquisa e que contam com um plano, 2,4% afirma não escovar os dentes mais do que uma vez. Em outra pesquisa divulgada pelo site IG, em 2018, realizada pelo Edelman Insights, aponta que 39 milhões de brasileiros perderam os dentes, total ou parcialmente. Ou seja, uma a cada cinco pessoas entrevistadas, com idades entre 25 e 44 anos.
Muitas pessoas alegam não ter tempo para tentar marcar consulta odontológica pública. Algumas já tentaram por vezes marcar, mas não tiveram sucesso e desistiram. Outras, só de ouvir sobre a dificuldade em conseguir uma data, nem sequer foram atrás
De toda a população brasileira, a maior parte não tem condições de pagar por tratamentos particulares. Além disso, muitos nem sequer vão atrás de cotar planos odontológicos, que podem ser acessíveis e incluir procedimentos básicos em até 100% de cobertura.
O resultado da falta de cuidados bucais pode ser grave, já que a falta da avaliação de um profissional especializado pode comprometer a saúde. Entre os problemas mais comuns, além de cáries e perda dentária, estão: feridas na boca, inflamação, gengivite, placa bacteriana e câncer de boca.
A limpeza realizada por um especialista, manutenção e prevenção são fundamentais e lideram a parte da população que se preocupa e se consultam com um dentista. Ainda considerando essa parte da população, ambos alegam contratar um plano particular para tratamentos odontológicos por conta da dificuldade em obter tratamentos pela rede pública e não pela qualificação dos profissionais.
No geral, quem faz uso de convênios para cuidar da saúde bucal alega, em 90% dos entrevistados, que as consultas são boas, conforme declaração à imprensa por parte de Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS.
Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net. Utilizou como fontes Saúde IG e Saúde Abril.
NENHUM COMENTÁRIO, SEJA O PRIMEIRO!